HISTÓRIA

A Associação Cultural Depósito do Teatro é uma entidade cultural sem fins lucrativos, com gestão democrática e transparente, fundada em 1996. Durante seus 15 anos de existência, teve a felicidade de produzir 25 montagens profissionais de excelente qualidade artística, referendadas pelo público e pela crítica especializada, conquistou inúmeras indicações ao Troféu Açorianos e Tibicuera, e foi agraciada em várias ocasiões e diversas categorias com estes prêmios oficiais da Prefeitura de Porto Alegre (ver currículo do grupo).

O grupo sustentou uma sede, de mesmo nome, durante um período de 10 anos, fazendo com que este espaço cultural se tornasse um centro de referência na área na cidade de Porto Alegre. Ali apresentava seus espetáculos, recebia outros grupos, realizava oficinas de formação de atores e mantinha núcleos de pesquisa em teatro, dança e circo. Hoje o grupo, que não interrompeu em nenhum momento as suas atividades, é um dos participantes do Projeto Usina das Artes e encontra-se sediado na SALA 402 do Centro Cultural Usina do Gasômetro.

Ao longo destes 15 anos, o grupo foi construindo um lugar (de relações, identidade e historicidade) diferente dos não-lugares produzidos pela lógica contemporânea das relações de mercado. O Depósito, portanto, é um espaço de experimentação, de busca artística, vital para a existência do grupo na constituição de sua identidade e na criação de mundos (im)possíveis. Sua programação diversificada tem como objetivo a troca humana, a constituição de sujeitos criativos, autênticos e profundamente sensíveis.

Ao longo destes anos, o grupo foi construindo um lugar (de relações, identidade e historicidade), diferente dos não-lugares produzidos pela lógica contemporânea das relações de mercado. O Depósito, portanto, é um espaço de experimentação, de busca artística, vital para a existência do grupo na constituição de sua identidade e na criação de mundos (im)possíveis. Sua programação diversificada, sempre teve como objetivo a troca humana, a constituição de sujeitos criativos, autênticos e profundamente sensíveis.
O grupo considera fundamental o permanente contato e troca com a comunidade. Por isto a necessidade de uma contínua, consistente e intensa agenda cultural organizada pelo Depósito de Teatro, através de:

1. freqüente programação artística, com montagens do próprio grupo e outras companhias que tenham semelhantes aspirações e qualidade artística;

2. palestras e debates realizados por reconhecidos profissionais abrindo um espaço para que atores e público possam refletir, trocar idéias e conceitos, estimulando assim, um maior entendimento sobre a arte, sua evolução e, conseqüentemente, o aprimoramento e a formação de um novo público;

3. oficinas de formação de atores (desde 1999) que buscam, assim como o grupo, a pesquisa de uma linguagem cênica conectada às verdadeiras necessidades de expressão e comunicação do homem contemporâneo e o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo. Já foram montados 6 espetáculos com as oficinas.

Assim, tanto no trabalho de treinamento e qualificação dos atores do grupo, como no trabalho realizado nas oficinas de teatro e dança, busca-se o auto-conhecimento, a consciência de si, de seu corpo e psique, através da criação e confronto no coletivo.

  • TAGS DE ACESSO

دانلود آهنگ جدید

ارسال پیامک بلک لیست

ارسال بلک لیست

پنل اس ام اس

ارسال اس ام اس بلک لیست

تبلیغات نوین

ارسال پیامک بلک لیست

پنل اس ام اس